sábado, 11 de dezembro de 2010

Carta de Sugestões: Grupo “Diálogos entre Coletivos Jovens de Meio Ambiente e Pessoas Jurídicas”

O Grupo de trabalho intitulado “Diálogos entre Coletivos Jovens de Meio Ambiente - CJs e Pessoas Jurídicas”, ocorrido nos dias 10 e 11 de dezembro no “V Encontro de Juventude e Meio Ambiente” contou com a participação de pessoas ligadas ao movimento de juventude e meio ambiente de todo o Brasil. Os diálogos e trocas de experiências proporcionaram uma ampliação da pauta inicial sobre institucionalizar ou não os movimentos de juventude, gerando a reflexão de como esses movimentos podem se fortalecer nas suas diferentes interfaces, demandas locais e captação de recursos. Sendo assim, por meio deste texto buscamos socializar as sugestões que surgiram, com o objetivo de colaborar para o fortalecimento destes movimentos. Seguem sugestões:

1) Criação de Organizações de Apoio ao Movimento de Juventude e Meio Ambiente
A partir das análises das dificuldades de alguns CJs, apresentou-se a experiência do CJ do Rio Grande do Sul com a criação de uma instituição de apoio ao movimento de juventude e meio ambiente como uma possível solução para os grupos que tenham essa demanda. Sendo um consenso entre o grupo, a principal percepção foi de que a criação de instituições de apoio ao movimento de juventude e meio ambiente é importante para a viabilização de programas, projetos e ações demonstrativas que contribuam para fortalecer a criação de políticas públicas nesta área. Desta forma, acredita-se que como vantagens o movimento terá mais acesso a recursos e espaços de construção de políticas públicas sem perder a característica de movimento.

2) Fórum Nacional de Suporte Técnico
Os movimentos presentes dialogaram sobre a dificuldade de se obter informações técnicas para o desenvolvimento de suas atividades. Em contrapartida, foram identificados jovens e colaboradores com formação técnica e ou experiência profissional nas mais diversas áreas de conhecimento. Neste sentido foi criado o Fórum Nacional de Suporte Técnico a Juventude e Meio Ambiente (lista de e-mails) para favorecer o acesso e a troca de informações. O endereço do grupo é forumstjma@googlegroups.com.

3) Institucionalização do Programa de Juventude e Meio Ambiente nos âmbitos federais, estaduais e municipais
Reiteramos a necessidade da criação do GT Interministerial para criar e encaminhar ao legislativo o Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente. Este processo deve ocorrer com ampla participação dos movimentos de juventude. Sendo aprovado, o programa com recursos previstos no PPA o governo poderá dar subsídios para que as juventudes possam atuar de forma mais qualificada na área ambiental.

4) Princípios para estabelecer Parcerias com Organizações
Ao longo das discussões consideramos importante que os movimentos de juventude e meio ambiente observem os valores e práticas das organizações para que se estabeleçam parcerias. No caso dos CJs propomos que observem se as instituições em suas práticas comungam com nossos princípios, pois não seria coerente se tornar parceiros de grupos que desrespeitam os próprios jovens e o meio ambiente. Compreendemos que há uma pluralidade de movimentos de juventude e meio ambiente o que significa que podem ter diferentes critérios para estabelecer parcerias, mas reafirmamos a importância de que isso seja feito de maneira ética em relação aos princípios socioambientais.

Um comentário:

  1. Adorei as sugestões!

    E só queria saber como participar do Fórum Nacional de Suporte Técnico!

    ResponderExcluir