sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Noite de Abertura

Cento e oito jovens se encontram em Brasília para o V Encontro Nacional de Juventude e Meio Ambiente (V ENJMA). A abertura do evento aconteceu na noite do dia 08/12. Na mesa de abertura, Rangel Mohedano – MEC, coordenador do Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente falou da importância do V ENJMA que acontece no final da gestão (2003-2010) configurando-se como uma oportunidade de avaliação, proposição e ação estratégica para a continuidade e o fortalecimento das políticas públicas de juventude e meio ambiente ao longo das próximas gestões.
Thiago Alexandre, interlocutor da REJUMA (Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade) no Conselho Nacional de Juventude ressaltou a participação e a atuação politizada da rede nos espaços de articulação socioambientais.
Rachel Trajber, coordenadora geral da educação ambiental no Ministério da Educação (MEC) falou dos processos de educação ambiental, formal, não-formal e informal e enfatizou que o movimento de juventude e meio ambiente no Brasil é mais que um movimento de juventude, é um movimento de educação ambiental.
José Vicente de Freitas, Coordenador da Agenda 21 no MMA enfatizou a educação ambiental como ato político e reforçou a importância da percepção integrada do jovem com outros jovens.
A noite de abertura contou ainda com o lançamento da 4ª edição da Revista Agenda 21 e
Juventude.
O V ENJMA acontece até dia 12 de dezembro na Reserva Ecológica Paraíso da Terra. O diferencial dessa edição é a construção colaborativa entre os jovens participantes que são também organizadores, compondo as equipes de trabalho do encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário