sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Jovens avaliam as Políticas Públicas de Juventude e Meio Ambiente no V ENJMA

Na manhã do dia 09 de dezembro, os participantes do V ENJMA construiram a Linha do Tempo dos Movimentos de Juventude pelo Meio Ambiente. Fábio Deboni, um dos pioneiros no movimento, falou sobre o início dos Conselhos Jovens de Meio Ambiente (CJ) que em 2003 foram formados para atuar no processo da I Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente.

Os membros desses Conselhos que existiam apenas no contexto das conferências decidiram continuar articulados em seus estados no formato de redes sociais, criando então a REJUMA - Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade e transformando os Conselhos Jovens em Coletivos Jovens de Meio Ambiente, mantendo os princípios, Jovem educa jovem, jovem escolhe jovem e uma geração aprende com a outra.

Em seguida os jovens se reunira em subgrupos de acordo com o tempo de participação no movimento, pontuando as ações que se realizaram ao longo desses quase oito anos de existência.

As atividades do encontro prosseguiram com a construção do Mapa da Juventude pelo Meio Ambiente, onde cada Estado presente no encontro respondeu um questionário no intuito de indicar como é a organização local, a mobilização estadual, as articulações com parceiros e outras organizações da sociedade civil e as principais temáticas de atuação.

À noite foi marcada pela avaliação das Políticas Públicas de Juventude e Meio Ambiente entre 2003 e 2010 e pelos Cine Debates de Democracia e Soberania e de Mudanças Climáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário