sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

V Encontro de Juventude e Meio Ambiente e Revista Agenda 21 e Juventude 2010

O quarto número da Revista Agenda 21 e Juventude, lançado nessa quarta-feira (09/12), traz textos de jovens de todo o país sobre experiências e práticas na temática "Produção e Consumo Sustentáveis - Trabalhos Sustentáveis". No lançamento, durante abertura do V Encontro Nacional de Juventude e Meio Ambiente, que se realiza na Reserva Ecológica Paraíso na Terra, em Brazlândia-DF, o coordenador do Programa Agenda 21 do Ministério do Meio Ambiente, José Vicente de Freitas, destacou a importância do protagonismo dos jovens, demonstrado nos textos e em sua atuação coletiva.

Jovens autores também falaram sobre suas contribuições para a revista, destacando que esta deve servir como uma ferramenta em que, através de exemplos práticos, jovens educam jovens, princípio básico seguido pelos Coletivos Jovens de Meio Ambiente.

O V Encontro Nacional de Juventude e Meio Ambiente, que segue até o dia 11 de dezembro, é proposto enquanto um momento de avaliação, proposição e planejamento estratégico para a continuidade e o fortalecimento das políticas públicas de juventude e meio ambiente ao longo das próximas gestões. O encontro é marcado por intenso diálogo, aprendizagem e produção. Pretende-se que os encaminhamentos do encontro sejam estruturantes para o futuro das Políticas Públicas de Juventude e Meio Ambiente no Brasil.

As oficinas e grupos de trabalho, propostos pelos participantes, incluirão temáticas como mobilização social, produção visual e escrita, mudanças climáticas, produção de energia na Amazônia e metodologias de planejamento participativo.

Ao final do encontro serão levantadas experiências e políticas de juventude e meio ambiente nos estados e municípios dos participantes, com produção de documento de avaliação destas políticas em nível federal, bem como um desenho de ações da rede de Coletivos Jovens para o próximo ano.

Acesse a revista.

Fonte: www.mma.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário